2ª Cavalgada da Fé reúne grade número de vaqueiros amazonas e simpatizantes em Monte Pascoal durante a festa da Paroquia Nossa Senhora de Fatima.
A programação da 2ª Grande Cavalgada de Monte Pascoal começou às 13hrs da tarde deste domingo 12 de maio, os vaqueiros de várias cidades da região e a população de Monte Pascoal se reuniram logo cedo na fazenda do Reinaldo Leite de onde saiu a grande Cavalgada com destino ao centro do povoado em frente a paroquia.
Os vaqueiros percorreram uma distância de 5 km até a Paroquia que fica no centro do distrito de Monte Pascoal. Fé e devoção marcaram o evento titulado “Cavalgada da Fé”.
Durante o percurso os vaqueiros se divertiram ao som do mini trio “Braga Sonorização” com músicas tradicionais do esporte e animado na voz do locutor Alencar da Rádio.
Duas coisas chamaram a atenção dos vaqueiros, o grande número de cavaleiros que superou a 1ª edição da Cavalgada da Fé e a alta participação de vaqueiros mirins entre 5 a 10 anos. O número de mulheres e adolescentes também foi destaque no evento.
O padre responsável pela Paroquia, Dílson Santiago, fez linda homenagem aos vaqueiros. Logo na chegada da Cavalgada Frei Dílson sorteou uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Fatima, em seguida se dirigiu a todos os presentes com uma linda oração pedindo bençoes aos cavaleiros e os demais presentes.
A festa coincidiu com o dia das mães e véspera do aniversário da Santa, Nossa Senhora de Fatima, que é comemorado no dia 13 de maio. Essa data ficou denominada “Milagre do sol”, no qual consagrou-se a Santa Nossa Senhora de Fatima, após a aparição dela aos três pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, na cidade de Fátima (Portugal), em 13 de maio do ano de 1917.
Milhares de peregrinos que chegaram a Fátima (Portugal) nessa data, pôde-se ver o sol tremer, em uma espécie de “dança”, conforme relataram os que estavam lá. Desde então, passou-se ser reconhecida como Nossa Senhora de Fatima, reconhecida como a santa protetora das mães
O Frei Dílson Santiago destacou que o evento está se consolidando, já que trata-se do resgate da cultura nordestina e com grande representatividade ao homem do campo “A Cavalgada já se consolida com uma das marcas culturais da nossa cidade, sem dúvidas é o resgate da Cultura Nordestina que é tão rica e bonita. Gostaria de agradecer toda a população que novamente veio prestigiar e a equipe organizadora e todos que de alguma fora contribuíram para essa grande festa,” disse frei Dílson.
O evento foi encerrado com um saboroso almoço, bingo de quatro prêmios e Shows ao vivo. A festa terminou sem registro de nenhum incidente. A próxima cavalgada da Fé já é esperada por todos no próximo ano.