Consciência Negra: estudantes da Escola Horácio de Matos confeccionam arte da cultura africana
A Escola Municipal Horácio de Matos, em Eunápolis, celebrou antecipadamente o Dia da Consciência Negra por meio de uma exposição que trouxe releituras de obras de arte da cultura africana. A iniciativa envolveu as disciplinas de artes, ciências e história, abrangendo produções dos estudantes do 6° ao 9° ano.
A mostra, que ocorreu na última semana, ocupou os corredores e o pátio da escola, apresentando diversas formas de expressão, como pinturas em tela e telha, além de confecções de cartazes e painéis. Os professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas incentivaram os estudantes a explorarem sua criatividade, resultando em verdadeiras obras de arte. Todas as criações integram o projeto “Família na Escola”, visando estimular a participação das famílias no ambiente escolar.
Telma Andrade, secretária de Educação, destacou a importância de fortalecer a parceria entre família e escola, sendo esse o propósito do evento. “A iniciativa buscou apresentar a diversidade cultural afro-brasileira e destacar, por meio de produções artísticas e releituras, a presença dessa cultura no cotidiano”, frisou.